quinta-feira, 28 de julho de 2011

A Felicidade de Dançar e seus Benefícios

                                                 Espetáculo 2010- "Vinde a Mim"

A dança talvez possa ser considerada uma das mais antigas formas de expressão corporal e artística de homem. Historicamente os movimentos corporais sempre estiveram presentes na evolução humana sendo uma necessidade cultural e social do homem. A dança representa, ainda, uma forma instintiva de comunicar-se através do corpo por meio de padrões próprios de movimento. A dança, ajuda a aumentar a resistência imunológica, a energia vital, a nossa disposição, a confiança e a alegria de viver. Sendo fundamental como arte e como terapia. Várias modalidades de dança são hoje divulgadas e apreciadas por todos que querem trabalhar o corpo e a mente, e ainda relaxar e sentir prazer. Dentre elas podemos citar a dança de salão, muito utilizada principalmente pelas pessoas da terceira idade que almejam uma melhor qualidade de vida. Pode-se afirmar que em nosso caminhar pela vida, existe uma intencionalidade, um objetivo a se alcançado, o da totalidade do SER, e a dança pode nos proporcionar essa satisfação e esse viver, tão almejado por todos.
Os estudos relacionados às formas de expressão e comunicação através das artes abrem espaço na construção da linguagem simbólica, muito utilizada na arteterapia. Entre essas linguagens temos a corporal que se manifesta espontaneamente em todo ser humano. Sendo assim, acreditamos ser o movimento uma expressão natural e que através dele podemos manifestar nossos sentimentos, emoções e assim construir nossa auto-estima.  Como atividade a dança é uma proposta de sons e movimentos que partem da criança ou do professor, procurando proporcionar a quem pratica, possibilidades de expressar pelo corpo e pelo prazer, o dinamismo, a alegria. Tem como interação permitir a vivencia das emoções através dos movimentos corporais, isolados e em grupo, com ou sem música. Como arte, a dança é fruto da necessidade de expressão do homem. A dança é um esporte completo.

E com minhas próprias palavras posso afirmar que tenho vivido dessa alegria há exatamente 11 anos, com a graça de Deus.
E todos os dias agradeço ao meu Deus por poder respirar, por poder sentir o chão, por ter um corpo saudável, para poder assim experimentar dessa maravilhosa arte de Dançar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário